Cronograma

Aula 1. Apresentação do curso.

Leitura obrigatória para aula 2:
Crônica- Estudar, prá que? ( esta crônica está no Capítulo 16 do meu Livro, Desvendando Sistemas)

Leitura recomendada ( não obrigatória, mas importante!)
Jay Wright Forrester, David C. Lane, John D. Sterman

Aula 2. Modelos mentais
Leitura obrigatória para aula 3:
Capítulo 2- Modelos Mentais(Livro "Desvendando Sistemas)
Leitura recomendada ( não obrigatória, mas importante!)
Chapter 1- Learning in and about complex systems ( pág 3-39)  Livro Business Dynamics: Systems Thinking and Modeling for a Complex World

Aula 3. Sistemas: conceitos básicos
Leitura obrigatória para aula 4:
Capítulo 3- Sistemas (Livro "Desvendando Sistemas)
Capítulo 4- Ferramentas para modelagem de sistemas (Livro "Desvendando Sistemas)
Leitura recomendada ( não obrigatória, mas importante!)
Chapter 5- Causal loop diagrams ( pág 137-190)  Livro Business Dynamics: Systems Thinking and Modeling for a Complex World

Aula 4. Mapas sistêmicos
Leitura obrigatória para aula 5:
Capítulo 13. Arquétipos ( Livro Desvendando Sistemas)

Aula 5. Arquétipos
Leitura obrigatória para aula 6:
Capítulo 6- Ferramentas para modelagem de sistemas (Livro "Desvendando Sistemas)
Leitura recomendada ( não obrigatória, mas importante!)
Chapter 6- Stock and flows ( pág 191-262)  Livro Business Dynamics: Systems Thinking and Modeling for a Complex World

Aula 6. Estoques e Fluxos
Leitura obrigatória para aula 7:
The use of systems thinking concepts in order to assure continuous improvement of project based learning courses   Joao Alberto Arantes do Amaral, Paulo Gonçalves, Journal of Problem Based Learning in Higher Education- Aalborg University, Denmark 
Creating a project-based learning environment to improve project management skills of graduate students  Joao Alberto Arantes do Amaral, Paulo Gonçalves, Aurélio Hess, Journal of Problem Based Learning in Higher Education- Aalborg University, Denmark

Aula 7: Apresentação do Grupo 1 e discussão dos artigos

Leitura obrigatória para aula 8:

Aula 8: Apresentação do Grupo 2 e discussão dos artigos

Leitura obrigatória para aula 9:
The WEBSIM FISHBANKS Simulation Laboratory: Analysis of its Ripple Effects. João Alberto Arantes do Amaral, Aurélio Hess - International Journal of Instruction, 2018.


Aula 9:Apresentação do Grupo 3 e discussão dos artigos

Grupo 3:  The WEBSIM FISHBANKS Simulation Laboratory: Analysis of its Ripple Effects. João Alberto Arantes do Amaral, Aurélio Hess - International Journal of Instruction, 2018.

Leitura obrigatória para aula 10: The systemic impacts of an educational project conducted by one university in partnership with fifteen organizations  João Alberto Arantes do Amaral, Claudia Frazão, Journal Science Education International 

Aula 10: Apresentação do Grupo 4 e discussão dos artigos

Grupo 4 : The systemic impacts of an educational project conducted by one university in partnership with fifteen organizations  João Alberto Arantes do Amaral, Claudia Frazão, Journal Science Education International 
Leitura obrigatória para aula 11:Using the Arts to Foster Students’ Interest, Engagement, and Learning in a Distance-Learning Environment, João Alberto Arantes do Amaral, Suzana Costa Brito, Anatolian Journal of Education/ 2018

Aula 11:Apresentação do Grupo 5 e discussão dos artigos

Grupo 5:  Using the Arts to Foster Students’ Interest, Engagement, and Learning in a Distance-Learning Environment, João Alberto Arantes do Amaral, Suzana Costa Brito, Anatolian Journal of Education/ 2018
Revisão para a prova

Aula 12. Prova

Comments