Pensamento Sistêmico (Pós FEUSP)

Aula 1. Apresentação do curso.

Leitura obrigatória para aula 2:
Crônica- Estudar, prá que? ( esta crônica está no Capítulo 16 do meu Livro, Desvendando Sistemas)
Jay Wright Forrester, David C. Lane, John D. Sterman

Aula 2. Modelos mentais

Leitura obrigatória para aula 3:
Capítulo 2- Modelos Mentais(Livro "Desvendando Sistemas)

Aula 3. Sistemas: conceitos básicos

Leitura obrigatória para aula 4:
The Cartoon Guide to System Dynamics-Vol 3. Modelling tools
Capítulo 3- Sistemas (Livro "Desvendando Sistemas)
Capítulo 4- Ferramentas para modelagem de sistemas (Livro "Desvendando Sistemas)
Capítulo 5- O processo de criação de sistemas passo a passo (Livro "Desvendando Sistemas)

Aula 4. Mapas sistêmicos

Leitura obrigatória para aula 5:
Capítulo 13. Arquétipos ( Livro Desvendando Sistemas)

Aula 5. Arquétipos

Leitura obrigatória para aula 6:
Capítulo 6- Ferramentas para modelagem de sistemas (Livro "Desvendando Sistemas)

Aula 6. Estoques e Fluxos

Leitura obrigatória para aula 7:
The use of systems thinking concepts in order to assure continuous improvement of project based learning courses   Joao Alberto Arantes do Amaral, Paulo Gonçalves, Journal of Problem Based Learning in Higher Education- Aalborg University, Denmark 
Creating a project-based learning environment to improve project management skills of graduate students  Joao Alberto Arantes do Amaral, Paulo Gonçalves, Aurélio Hess, Journal of Problem Based Learning in Higher Education- Aalborg University, Denmark

Aula 7: Apresentação do Grupo 1 e discussão dos artigos

Leitura obrigatória para aula 8:

Aula 8: Apresentação do Grupo 2 e discussão dos artigos

Leitura obrigatória para aula 9:
The WEBSIM FISHBANKS Simulation Laboratory: Analysis of its Ripple Effects. João Alberto Arantes do Amaral, Aurélio Hess - International Journal of Instruction, 2018.


Aula 9:Apresentação do Grupo 3 e discussão dos artigos

Grupo 3:  The WEBSIM FISHBANKS Simulation Laboratory: Analysis of its Ripple Effects. João Alberto Arantes do Amaral, Aurélio Hess - International Journal of Instruction, 2018.

Leitura obrigatória para aula 10: The systemic impacts of an educational project conducted by one university in partnership with fifteen organizations  João Alberto Arantes do Amaral, Claudia Frazão, Journal Science Education International 

Aula 10: Apresentação do Grupo 4 e discussão dos artigos

Grupo 4 : The systemic impacts of an educational project conducted by one university in partnership with fifteen organizations  João Alberto Arantes do Amaral, Claudia Frazão, Journal Science Education International 
Leitura obrigatória para aula 11:Using the Arts to Foster Students’ Interest, Engagement, and Learning in a Distance-Learning Environment, João Alberto Arantes do Amaral, Suzana Costa Brito, Anatolian Journal of Education/ 2018

Aula 11:Apresentação do Grupo 5 e discussão dos artigos

Grupo 5:  Using the Arts to Foster Students’ Interest, Engagement, and Learning in a Distance-Learning Environment, João Alberto Arantes do Amaral, Suzana Costa Brito, Anatolian Journal of Education/ 2018
Revisão para a prova

Aula 12. Prova



Comments